O Ecocaminho foi inaugurado a 13 de julho de 2015. São aproximadamente 3,3 quilómetros de passadiço onde os maiatos podem caminhar, correr, andar de bicicleta e conviver.
A 13 de julho de 2015 inaugurava-se o Ecocaminho da Maia. O percurso correspondia a um troço da antiga linha ferroviária de Guimarães que foi depois integrado num percurso mais abrangente, de aproximadamente 3,3 quilómetros. A 2ª fase do Ecocaminho foi inaugurada pela autarquia a 16 de fevereiro de 2019.
São milhares as pessoas que passam neste Ecocaminho diariamente. A correr, a caminhar, de bicicleta e até de skate, são vários os maiatos que não dispensam estes 3,3 quilómetros de passeio. Além do passadiço, este Ecocaminho tem ainda zonas de lazer como um parque infantil, uma zona de desporto e um ponto de água potável. Não falta o verde das árvores, as cores das plantas e, a meio caminho, os desportistas podem ainda ver alguns cavalos.
Este passadiço fez parte de uma ação do município para a implementação do Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia. A sustentabilidade continua na ordem do dia e o município da Maia tem desenvolvido algumas ações nesse sentido. Neste caso, há cinco anos atrás, já se sugeria, no concelho, a mobilidade sustentável.
O ecocaminho tem já um espaço muto importante para a comunidade maiata. E você? Passa por lá regularmente?