A sede da associação transfronteiriça está agora no edifício da Junta de Freguesia de Águas Santas.
A nova sede do Eixo Atlântico em Portugal foi inaugurada esta quinta-feira, 27 de maio. A associação transfronteiriça, com sede anteriormente localizada no Porto, passa a estar sediada no edifício da Junta de Freguesia de Águas Santas, na Maia.
O evento contou com a presença de Isabel Ferreira, secretária de Estado da Valorização do Interior, de Ricardo Rio, presidente da comissão executiva do Eixo Atlântico e do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e do presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, Miguel dos Santos.
Segundo afirma o município da Maia, todos os presentes terão sublinhado a qualidade do edifício e da sua envolvência, com destaque para a localização estratégica que mantém no seio da área metropolitana do Porto.
Isabel Ferreira afirmou que a inauguração da nova sede “marca o início de uma nova fase da implantação do Eixo Atlântico em Portugal, perspetivando uma nova fase da cooperação transfronteiriça entre esta região do norte de Portugal e a Galiza”.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, sublinhou que “a acomodação do espaço que aqui disponibilizamos é expressão da nossa forma de entender e pôr em prática a cooperação institucional que defendemos”.
Cooperação essa que passa por “um entendimento político que compagina com a nossa visão estratégica de futuro, diante um Mundo cada vez mais interdependente, onde todos somos responsáveis por todos e onde tudo diz respeito a cada um de nós e à Humanidade inteira. Num Mundo onde já não há, não pode haver, lugar para os egoísmos nacionais ou regionais e onde a cooperação, já não é apenas uma opção, mas o caminho”, declarou Silva Tiago nesta cerimónia de inauguração.