A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) confirmou um aumento de 3,7% nas tarifas de eletricidade no mercado regulado a partir de janeiro de 2024, um valor acima do inicialmente previsto de 1,9%.
A ERSE anunciou um aumento médio de 3,7% nas tarifas de eletricidade a partir de janeiro de 2024, em comparação com os preços atuais. Este aumento é mais significativo do que o inicialmente proposto pelo regulador, que era de 1,9% em relação a dezembro.
A ERSE ilustra o impacto deste aumento com exemplos práticos: um casal sem filhos com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1900 kWh verá um aumento de 1,05 euros na sua fatura mensal a partir de janeiro, enquanto um casal com dois filhos, com uma potência de 6,9 kVA e um consumo de 5000 kWh/ano, enfrentará um acréscimo de 3,27 euros.
A justificação para este aumento, de acordo com a ERSE, deve-se às tarifas de Acesso às Redes que em 2023 foram negativas, devido a Custos de Interesse Económico Geral (CIEG) devolvidos aos consumidores, beneficiando o Sistema Elétrico Nacional (SEN). Agora, esta situação reflete-se no aumento das tarifas para o próximo ano.
1 comentário
É so ladroes os governantes continuam a roubar e consentirem ao grande capital morte a esses criminosos