Elon Musk e Vivek Ramaswamy foram escolhidos pelo presidente-eleito Donald Trump para liderar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). O objectivo é reestruturar agências federais, reduzir gastos excessivos e combater a burocracia no governo dos EUA.
O presidente-eleito Donald Trump anunciou esta terça-feira, 12 de novembro, que o empresário Elon Musk e o ex-candidato presidencial Vivek Ramaswamy irão liderar o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Esta nova agência foi criada para “desmantelar a burocracia governamental, eliminar regulamentações excessivas, cortar despesas desnecessárias e reestruturar agências federais”, explicou Trump.
Descrevendo a iniciativa como “o Projecto Manhattan da nossa era”, Trump destacou que o DOGE funcionará em parceria com a Casa Branca e o Gabinete de Gestão e Orçamento para implementar reformas estruturais em larga escala. “Eles trarão um espírito empreendedor ao governo que nunca vimos antes”, afirmou.
Elon Musk, conhecido pelas suas inovações tecnológicas, prometeu total transparência nas operações do departamento, afirmando que todas as acções serão publicadas online. “Vamos criar um ranking para os gastos mais absurdos do governo com os impostos dos cidadãos”, escreveu Musk na rede social X.
Ramaswamy, fundador da Roivant Sciences e apoiante declarado de Trump, também comentou a sua nomeação: “Não vamos recuar. Este será um momento de mudança para tornar o governo mais eficiente e responsável.”
Trump sublinhou que o trabalho da nova agência deverá ser concluído até 4 de julho de 2026, coincidindo com o 250.º aniversário da Declaração de Independência dos Estados Unidos. “Um governo menor, mais eficiente e menos burocrático será o presente perfeito para a América nesta data histórica”, declarou.
A ideia agora concretizada, inicialmente avançada por Elon Musk, teve um efeito inesperado no mercado de criptomoedas. A dogecoin, que há anos é associada ao empresário, disparou mais de 25% na última semana. A valorização teve origem na associação do nome do departamento à sigla da criptomoeda meme, conhecida por oscilar ao ritmo das declarações de Musk.
Apesar de não haver qualquer relação directa ou oficial com a criptomoeda, a sigla foi suficiente para os investidores retomarem o interesse, levando a um aumento significativo no valor da dogecoin.
Musk, que já descreveu a dogecoin como “a criptomoeda do povo”, alterna frequentemente entre o apoio e a crítica ao ativo digital, influenciando a sua valorização. Nos últimos meses, o empresário tinha evitado referências públicas à moeda, mas o envolvimento na campanha de Trump e a menção ao DOGE em eventos recentes reanimaram o mercado.
A influência de Elon Musk no mercado das criptomoedas não é nova, tendo já provocado grandes flutuações no passado, como quando cogitou aceitar dogecoin como forma de pagamento para os veículos Tesla.