Foram discutidas possíveis ações de cooperação entre Africa do Sul e o Município da Maia e alinhada a realização, na Maia, de um fórum sobre as oportunidades de negócio na África do Sul.
A embaixadora de África do Sul, Mmamokwena Gaoretelelwe, visitou o município da Maia na passada segunda-feira, 17 de maio, onde foi recebida por Paulo Ramalho, vereador das Relações Internacionais. A responsável veio acompanhada pelo conselheiro político Carl Le Roux e pelo cônsul honorário António Schneider.
Durante a sessão, os responsáveis abordaram temáticas da atualidade política e económica de ambos os países, em particular a evolução da crise pandémica. Foram também discutidas possíveis ações de cooperação a realizar com o município da Maia.
A embaixadora sul-africana reafirmou a importância de Portugal, tendo em conta a sua forte presença na África austral e a expressão da comunidade portuguesa em África do Sul. Aproveitou também para salientar a importância estratégica de Portugal para os países lusófonos, e enquanto porta de entrada na União Europeia, que assume agora, mais do que nunca, um papel preponderante face à saída do Reino Unido.
No sentido de promover e estreitar as relações económicas entre o território sul-africano e o tecido empresarial da região norte, foram feitos ajustes para a realização na Maia de um fórum sobre as oportunidades de negócio na África do Sul.
No seguimento da conversa, a Embaixadora lembrou que o seu país é também uma boa porta de entrada para o grande mercado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), um mercado com cerca de 300 milhões de consumidores.
Recorde-se que, no passado dia 13 de maio, o Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe, Filipe Nascimento, também esteve na Maia para discutir cooperação na “limpeza urbana e gestão de resíduos” com Silva Tiago.