A Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia (EMEM) assumiu novas competências no início de junho.
Até ao passado mês de maio, as funções da Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia (EMEM) estavam ligadas à fiscalização do estacionamento tarifado (parquímetros) e à exploração do Parque Central da Maia. Mas desde o início de junho que as competências destes agentes passaram a ser mais abrangentes e a incluir a fiscalização do estacionamento gerador de infrações leves (como locais de estacionamento proibido, estacionamento em passeios, em curvas ou em segunda fila, entre outros”.
Em comunicado, a EMEM garante que “tem no terreno agentes de fiscalização de estacionamento legalmente habilitados“, tendo os agentes a devida certificação pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
Com esta medida, o Município diz pretender “aumentar a qualidade de vida de quem vive, trabalha e visita a Maia”. Já desde o dia 1 de junho, a EMEM conta com uma equipa de Agentes de Fiscalização de Estacionamento reforçada a fiscalizar todo o estacionamento indevido no Concelho.
Segundo Nelson Ferraz, diretor geral da empresa, explica que “durante estes primeiros dias de junho, os nossos agentes encontram-se a informar e a sensibilizar a população e temos tido uma excelente aceitação por parte dos nossos munícipes que valorizam a organização do estacionamento da nossa cidade”.
A delegação das novas competências da EMEM foi aprovada por deliberação da Assembleia Municipal de 9 de dezembro de 2019 e prevê a transferência de competências do estacionamento público para os órgãos municipais, conforme já preconizado no DL107/2018 de 29 de novembro.
Exclusivo: Emília Santos assume a vice-presidência da Câmara Municipal