O grupo francês STEF, especializado em logística e transporte de produtos alimentares em temperatura controlada, está a investir 13 milhões de euros na construção de uma nova plataforma logística na Maia. O projeto criará 100 postos de trabalho diretos e será concluído até ao verão de 2025.
O grupo STEF, que opera no setor do transporte e logística de produtos alimentares em temperatura controlada, lançou esta segunda-feira, dia 21 de outubro, a primeira pedra da sua nova plataforma logística na Maia. Com um investimento de 13 milhões de euros, a infraestrutura, que estará concluída até ao verão de 2025, irá gerar 100 empregos diretos e outros tantos indiretos.
Segundo nota enviada pela empresa, a cerimónia de lançamento da primeira pedra contou com a presença de Mickael Tomas, Diretor-Geral da STEF Portugal, e António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia. A nova plataforma logística ficará localizada no Castêlo da Maia, na Rua Engenheiro Ricca Gonçalves, junto ao edifício da Garland.
De acordo com o jornal ECO, a nova plataforma, inserida na estratégia de expansão do grupo em Portugal, ocupará uma área de 55.000 metros quadrados. Terá 42 portas de cais, uma área de 5.000 m² para refrigeração e 1.200 m² para congelados. O projeto, que inclui escritórios e uma instalação de lavagem de frota, aposta também na sustentabilidade, com a instalação de painéis fotovoltaicos e um sistema de frio a gás natural.
A STEF, que opera em Portugal desde 1995, emprega atualmente cerca de 500 pessoas no país, em várias localizações, como Vila Nova de Gaia, Póvoa de Santa Iria e Carregado. O investimento na Maia integra-se na estratégia de expansão internacional do grupo, que visa reforçar o seu posicionamento no mercado português, o segundo maior da STEF fora de França. Conta atualmente com mais de 22.000 colaboradores em toda a Europa e um volume de negócios de 4,3 mil milhões de euros em 2022.