Os russos colocaram minas explosivas na central nuclear de Zaporizhzhia, em Enerhodar, ameaçando explodi-la, disse a agência nuclear estatal ucraniana Energoatom.
“Aqui será terra russa ou um deserto. A central nuclear será russa ou de ninguém”, disse o comandante da guarnição russa na NPP, chefe das forças de radiação, química e biológica da Rússia, o major-general Valeriy Vasiliev num comunicado publicado nas redes sociais, que foi posteriormente eliminado, informou a Energoatom.
“Como se sabe, nós plantamos minas em todas as instalações importantes da usina nuclear de Zaporizhzhia. E não escondemos isso do inimigo. Nós avisamos. O inimigo sabe que a central ou será russa – ou de ninguém. Estamos prontos para as consequências deste passo. E vocês, guerreiros-libertadores, devem entender que não há outra opção. E no caso de receber a ordem mais severa, devemos cumpri-la com honra!”
Anteriormente, o representante do serviço de imprensa do Departamento Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, Andriy Yusov, informou que o departamento havia confirmado informações sobre tropas russas que estavam a instalar minas nas unidades de energia ZNPP, explicou a Energoatom.
A 21 de julho, a Energoatom informou que os ocupantes russos estavam a transportar explosivos e equipamentos pesados para a sala de operações da central nuclear. Pelo menos 14 unidades de equipamentos pesados com munição, armas e explosivos estariam no hall da central nuclear, nas proximidades de um tanque de óleo e hidrogênio.