A LIPOR II anunciou que irá realizar ensaios de verificação e funcionamento na Central de Valorização Energética, o que poderá causar a emissão de vapor de água e ruídos temporários nas zonas envolventes.
A LIPOR II informou através de um comunicado que, em breve, irão decorrer ensaios de verificação e funcionamento na Central de Valorização Energética, como parte do Plano Geral de Manutenção da Instalação. Estes ensaios, necessários para garantir a boa operacionalidade da fábrica, poderão causar a emissão de vapor de água visível em algumas zonas da cobertura e ruídos semelhantes a “disparos” durante o dia.
Segundo a empresa, os ensaios estão previstos para ocorrer em duas fases: de 8 a 12 de julho e de 26 a 30 de julho. A LIPOR assegura que não se preveem incómodos significativos para a população das zonas limítrofes.
Durante este período, a emissão de vapor e os ruídos resultam dos testes às tubagens de vapor e à turbina que produz energia elétrica, sendo parte essencial da manutenção e segurança das operações da central.