O Município da Maia reforçou o seu compromisso com o ensino profissional através da assinatura de acordos de cooperação com a Iniciativa Educação, que prevêem a implementação de cursos profissionais de nível secundário em todas as escolas do município. A cerimónia de assinatura contou com a presença de Nuno Crato.
O Município da Maia demonstrou compromisso com o ensino profissional ao assinar acordos de cooperação com a Iniciativa Educação. De acordo com o comunicado oficial, esses acordos têm como objetivo principal a implementação de cursos profissionais de nível secundário em todas as escolas do município.
Estes acordos fazem parte do programa Ser Pro, uma iniciativa da Iniciativa Educação que tem como objetivo valorizar a formação dos jovens que escolhem o ensino profissional e reduzir o défice de técnicos especializados nas empresas. O programa prevê a colaboração de instituições de ensino superior, como a Universidade da Maia, bem como um conjunto de empresas e entidades empregadoras locais, para aproximar a formação profissional dos jovens às necessidades de desenvolvimento da economia da região.
Segundo o comunicado, no ano letivo de 2023/24, o programa Ser Pro estará presente nos Agrupamentos de Escolas de Águas Santas, Castêlo da Maia, Maia e Pedrouços, oferecendo cursos técnicos que incluem Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Eletrónica, Automação e Computadores, e Auxiliar de Saúde.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, afirmou que “a oferta educativa e formativa em matéria de ensino profissional é, a meu ver, muito interessante, posto que disponibiliza aos jovens que, porventura mais rapidamente querem entrar no mundo do trabalho e abraçar uma carreira profissional, um catálogo de cursos técnicos e profissionais que encontra boa recetividade por parte das empresas e do tecido económico local e regional.”
A Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos, destacou que o ensino profissional “não pode ser encarado como uma segunda oportunidade, é uma primeira igual a todas as outras. O ensino profissional é de valor acrescentado e afirma-se em paralelo com as suas características.”
Nuno Crato, Presidente da Iniciativa Educação, elogiou a Maia como um exemplo de investimento no ensino profissional, afirmando que “a Maia é um excelente exemplo de investimento no ensino profissional. Graças à excelente resposta do município e dos restantes parceiros, o Ser Pro está hoje presente em todos os agrupamentos escolares da Maia – colocando à disposição dos alunos um conjunto de cursos que lhes oferecem uma oportunidade de contacto muito próximo com as empresas e com o mercado de trabalho que ambicionam integrar.”
A aposta no ensino profissional é vista como uma forma de preparar os jovens para o mercado de trabalho e contribuir para o progresso da economia local e regional.