A decisão foi tomada na primeira Assembleia-Geral da Associação Corredor do Leça, que decorreu na Maia.
O Rio Leça vai passar a ter vigilância ainda este ano.
A decisão foi tomada neste dia 15 de julho, na primeira Assembleia Geral da Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios, que decorreu na Maia, na Quinta dos Cónegos. Esta associação, que junta os municípios de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos, é a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio.
Presidida por D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, a assembleia geral determinou a constituição, ainda este ano, de uma equipa de guarda-rios que irá percorrer e monitorizar o rio Leça. A equipa será constituída por funcionários dos quatro municípios que integram o Corredor do Rio Leça.
Na primeira reunião da Assembleia Geral da Corredor do Rio Leça foram aprovados o orçamento e o plano de atividades para 2021 da associação, que, ainda este verão, deverá instalar-se num espaço do Centro Empresarial da Lionesa, em Leça do Balio.
A Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios surgiu com os objetivos de recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre.