A escola do Ensino Básico da Prozela, em Vila Nova da Telha, Maia, celebrou a sua renovação com uma cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e atuações musicais dos alunos.
A comunidade educativa da escola do Ensino Básico da Prozela, situada na freguesia de Vila Nova da Telha, Maia, recebeu esta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, uma nova era para as suas instalações com a inauguração das obras de requalificação e beneficiação. O evento foi marcado pela atuação dos alunos que interpretaram “Prozela certa” e “A cor da Esperança”, simbolizando o início de um capítulo repleto de oportunidades para aprender e sonhar.
Este marco na história da escola foi possível graças à generosidade da família de Teresa Ramalho, que doou uma parcela de terreno permitindo a expansão das instalações, incluindo a adição de um novo polidesportivo. A escola, que ao longo dos anos tem recebido várias intervenções, vê agora melhoradas as suas condições graças a um investimento superior a 420 mil euros por parte da Câmara Municipal da Maia.
O presidente da Câmara, António Silva Tiago, expressou gratidão à família Ramalho pela sua doação e reiterou o compromisso do município em continuar a investir na qualidade da educação. “Vamos continuar a trabalhar desta forma. Nós somos muito invejados no bom sentido, somos invejados por ter. Mas nós gostamos desta inveja, que é uma inveja positiva e queremos é que todos façam como nós”, afirmou.
As obras de beneficiação incluíram a reabilitação do edifício centenário, melhorias na biblioteca, ampliação do refeitório e a construção de uma sala de jardim de infância. A reorganização do espaço exterior visou criar um ambiente seguro e estimulante para os alunos, com áreas verdes, espaços pavimentados e um polidesportivo coberto.
O projeto não só aumentou a capacidade do refeitório, como também proporcionou um espaço de jardim de infância moderno e adequado, equipado com as melhores condições para o desenvolvimento das crianças.
Cláudio Gonzaga, presidente da Fapemaia, destacou o empenho da Câmara Municipal da Maia no setor educativo, referindo que o município se distingue pela qualidade das suas intervenções educativas, estando “muito acima da média nacional”.