A noite de quarta-feira, dia 30 de agosto, ficou marcada por uma Super Lua que atraiu a atenção dos aficionados da astronomia e da fotografia. Foi o caso de Luís Filipe Azevedo, fotógrafo maiato, que captou uma imagem do satélite natural a iluminar a Cidade da Maia.
Na foto é possível ver a Torre Lidador e o Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho.
Segundo a NASA, a lua “passa todos os meses pelo ponto mais próximo da Terra (perigeu) e pelo ponto mais distante da Terra (apogeu). Quando a lua está no ponto mais próximo da Terra, ou perto dele, ao mesmo tempo que está cheia, é chamada de super Lua.” Este fenómeno faz com que o satélite natural pareça “maior e mais brilhante” no céu. Hoje, a lua estará a 357,344 km de distância da Terra, aproximadamente 50 mil km mais perto do que o normal.
A Super Lua que hoje brilha no céu é ainda mais especial, pois trata-se de uma “Lua azul”. Contrariamente ao que o nome poderia sugerir, a designação não tem qualquer relação com a cor do satélite, mas sim com a ocorrência de duas luas cheias num mesmo mês.
“A observação de fenómenos como este serve como lembrete da majestosidade do nosso sistema solar e de como ainda há muito para explorar e entender”, afirma o astrónomo Miguel Pinto, citado pela Agência Espacial Portuguesa.