Moradores da Maia denunciaram a presença de espuma esbranquiçada no curso de água da Ribeira do Arquinho, sinalizando possíveis descargas poluentes. As imagens foram registadas na zona da Avenida Padre Manuel Alves Rêgo e remetidas ao NOTÍCIAS MAIA.
A denúncia foi feita por moradores que reportaram ao NOTÍCIAS MAIA, esta terça-feira, dia 19 de novembro, o aparecimento de uma camada de espuma no curso da Ribeira do Arquinho, visível junto à Avenida Padre Manuel Alves Rêgo, na Cidade da Maia. As imagens mostram o fenómeno, que os habitantes associam a possíveis descargas poluentes.
A Ribeira do Arquinho, que nasce no Parque de Avioso, no Castêlo da Maia, e percorre todo o concelho até à sua foz em Águas Santas, tem enfrentado desafios ambientais desde a década de 1960, devido à poluição causada pela industrialização e urbanização. Nas últimas décadas, verificaram-se melhorias no seu ecossistema, mas episódios como este continuam a gerar preocupação.
Até ao momento, não há informações adicionais sobre as possíveis causas ou intervenções relacionadas com o fenómeno observado.