Os maiatos votaram e decidiram que o Caso Tecmaia e a possível perda de mandato do Presidente da Câmara Municipal da Maia foi o caso que mais marcou o ano de 2019.
O Notícias Maia lançou um desafio aos maiatos. A nossa equipa quis saber qual o acontecimento que mais marcou o ano de 2019.
Para isso foi criado um formulário onde os maiatos podiam votar anonimamente em 1 de 8 opções. As 8 alíneas foram escolhidas pela equipa de redação do Notícias Maia.
Ora, entre os vários momentos de 2019 na Maia, foi possível votar nos seguintes acontecimentos:
- Caso Tecmaia e possível perda de mandato;
- Bombeiro maiato salva bebé em paragem cardiorrespiratória no Norteshopping;
- Desmantelamento de uma estufa de cannabis na Maia;
- Festas da Nossa Senhora do Bom Despacho;
- Chuvas fortes no concelho em outubro e dezembro;
- 500 anos do foral da Maia;
- Inauguração do novo órgão de tubos da Igreja de Nossa Senhora da Maia;
- Festa de Passagem de Ano.
A votação esteve aberta do dia 5 até ao dia 15 de janeiro. Em 10 dias, 24,1% dos votantes escolheram o caso Tecmaia como o acontecimento que mais marcou o passado ano.
Logo de seguida, com uma diferença de apenas 2 pontos percentuais, com 22,3%, ficou a Festa de Passagem de Ano do concelho.
Em terceiro lugar, com 16,5% dos votos, encontramos o bombeiro maiato que salvou um bebé em paragem cardiorrespiratória no Norteshopping.
Caso Tecmaia
Na origem do caso está um processo movido pelo partido Juntos pelo Povo (JPP), referente à assunção, pela autarquia, de uma alegada dívida aplicada pelas Finanças à empresa Tecmaia.
O Tribunal Central Administrativo do Norte confirmou a decisão de primeira instância de perda de mandato do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e do vereador Mário Nuno Neves, eleitos pela coligação “Maia em Primeiro”.
Durante 2020 ficaremos a saber o que o Supremo Tribunal Administrativo e possivelmente o Tribunal Constitucional, vão decidir sobre este processo, assim como, quais as implicações do relatório do Tribunal de Contas.
Festa de Passagem de Ano
A Maia assinalou, pela primeira vez, a passagem de ano com uma grande festa na Praça do Município. Ao som dos GNR e do Dj Overule, foram milhares os maiatos que viraram o ano no centro da cidade.
Além da animação musical, a multidão assistiu ainda a um espetáculo de fogo-de-artifício, com duração de 7 minutos, que iluminou a cidade e deu cor aos primeiros momentos de 2020.
Bombeiro maiato salva bebé em paragem cardiorrespiratória no Norteshopping
Menino de 18 meses estaria em paragem cardíaca e foi socorrido pelo bombeiro maiato. Rogério Moreira, bombeiro de Moreira Maia, estava de folga e, apercebendo-se da situação, conseguiu reverter a situação.
Com 39 anos, pertence à corporação de Moreira da Maia há 13.