Conselho de Ministros reuniu esta quinta-feira, 13 de maio.
Nesta renovação do estado de calamidade, os itinerantes de diversão, parques infantis que não os públicos e parques aquáticos vão poder reabrir. Mais ainda, as atividades desportivas, que funcionavam até às 21.00h aos fins de semana e 19.00h à semana, passam a poder estender-se até às 22h30, tal como a restauração. As restantes regras serão as mesmas, pelo menos até ao final de maio.
Estas informações foram hoje avançadas pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final do Conselho de Ministros que reuniu esta quinta-feira, 13 de maio. Portugal está agora com menos de 50 casos por cem mil habitantes.
A ministra do Estado e da Presidência, acrescentou que “os níveis de incidência estavam abaixo de 120, mas estão abaixo de 50 com 48,7. Quando olhamos para o nível de transmissão podemos ver que ele era de 0,78 a 9 de março, entretanto circulou bastante tendo ultrapassado o 1 em alguns momentos, mas é neste momento de 0,92”.
Avanços e recuos.
Desta vez, avançam no processo de desconfinamento três concelhos: Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes. Em sentido contrário, Arganil e Lamego recuam para as regras de 19 de abril. Por seu lado, Resende fica nas regras de 5 de abril, tal como atualmente.
As onze freguesias de Odemira ficam no nível em que estão, com as duas mais críticas nos últimos dias a conseguirem também avançar: a de Longueira/Almograve avança para o nível do resto do país e a de São Teotónio, dá um passo para as regras de 5 de abril.