Este ano há mais de 52 mil vagas disponíveis em dez mil cursos.
As candidaturas para a primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior podem ser submetidas até o dia 20 de agosto. À semelhança dos anos anteriores, a candidatura é feita online, através do site da Direção-Geral do Ensino Superior, onde também se pode pedir a senha necessária para realizar a candidatura ao ensino superior. Nesta mesma página é possível ter acesso a toda a informação sobre cursos disponíveis, vagas e condições de acesso. Este ano, os alunos também podem aceder ao sistema de candidatura utilizando a autenticação com o cartão de cidadão ou chave móvel digital.
No total, as universidades e politécnicos disponibilizaram 52.242 vagas para o próximo ano letivo no âmbito do concurso geral de acesso, segundo dados disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
As instituições de ensino superior de Lisboa e do Porto representam quase metade dos lugares disponíveis, e tiveram o maior reforço com mais de 200 vagas adicionais, em relação ao ano anterior, só nas universidades do Porto e na Nova de Lisboa.
Os resultados da 1.ª fase do concurso deverão ser conhecidos em 27 de setembro.
No ano letivo de 2020/2021, o concurso nacional de acesso ao ensino superior registou o maior número de candidatos das últimas duas décadas.