O prémio final foi ganho pela consumidora Maria José dos Santos e, consequentemente, pelo comerciante Pedro Santos.
Estão entregues os prémios finais da Maia+Local, a iniciativa que premiou consumidores por fazerem compras no comércio maiato. A premissa foi simples: consumir na Maia e registar as faturas no portal.
Desde 12 de maio, e durante 12 semanas, foram sorteadas semanalmente bicicletas elétricas e tours pela Maia. Na última semana foi também sorteado um carro e uma carrinha elétrica, para um consumidor e o respetivo comerciante. A entrega dos prémios finais decorreu na tarde desta quarta-feira, 28 de julho, na Praça do Município.
Maria José Lopes Cardoso Alves dos Santos, com 76 anos, foi a vencedora do automóvel elétrico e recebeu as chaves pelas mãos do presidente da Câmara Municipal, António da Silva Tiago. Conta-nos que está muito “satisfeita” e que nunca tinha ganho nada em sorteios na vida. Questionada sobre o número de faturas que submeteu, a vencedora do sorteio diz não ter noção.
Maria dos Santos ganhou este automóvel através das faturas que submeteu no Restaurante Essência das Tapas, cujo proprietário é o seu filho, Pedro Santos. Foi também o filho que a ajudou a “tratar das faturas”, não sendo Maria dos Santos muito apreciadora de tecnologia.
Quem também vai para casa num novo veículo é Pedro Santos, proprietário do Restaurante Essência das Tapas. Isto porque, segundo as regras, o sorteio é feito pelas faturas dos consumidores. A fatura sorteada indicaria o cliente vencedor e o respetivo estabelecimento onde a compra foi feita.
Pedro Santos, comerciante vencedor, explica que a carrinha “vai ser útil para o negócio” e que a iniciativa foi muito bem aceite pelos clientes. “Nós incentivamos os clientes a submeter”, explica. Curiosamente, também a primeira bicicleta elétrica sorteada saiu a uma consumidora deste restaurante.
“Estão-nos a pedir que repitamos esta iniciativa”
Depois de entregar todos os prémios da última semana da Maia+Local, Silva Tiago fez um balanço muito positivo da iniciativa. O autarca garantiu que #toda a gente está feliz e satisfeita” e que o objetivo é agora repetir. “Estão-nos a pedir que repitamos esta iniciativa. Não é preciso fazer grande reflexão sobre isto, é ver quando são os momentos mais importantes, como o Natal e Páscoa, e fazer de novo”, garantiu o presidente.
Silva Tiago relembrou que a iniciativa faz ainda mais sentido visto que todos os prémios são de mobilidade sustentável, uma aposta importante no município.
Questionado sobre o número de maiato que aderiram à iniciativa, Silva Tiago disse apenas que houve “larguíssimas dezenas de milhares de pessoas alcançadas”.
A iniciativa Maia+Local arrancou no passado dia 3 de maio com o objetivo de apoiar o comércio local, estabelecimentos de restauração e lojas vocacionadas para a prestação de serviços, premiando os consumidores que fizerem uma compra acima dos 15 euros no comércio local da Maia. O valor global de todos os prémios foi de 75 mil euros.