A Bird, empresa de transporte de veículo elétrico, vai oferecer viagens nas suas trotinetes elétricas para ajudar as pessoas a irem votar nas eleições legislativas do próximo domingo, 30 de janeiro. Os utilizadores da aplicação da Bird terão direito a duas viagens de 15 minutos cada.
Para as pessoas acederem às viagens, têm de introduzir o código VOTO22 na aplicação. “Automaticamente são-lhes oferecidas duas viagens de 15 minutos cada, para que possam deslocar-se de e para as urnas de voto de uma forma segura e sustentável“, explica a operadora de micromobilidade, em comunicado divulgado esta quinta-feira, 27 de janeiro.
Esta iniciativa estará disponível nas 10 localidades em que a Bird opera, onde se inclui a Maia.
Citado no comunicado, o diretor de operações da Bird para o Sul da Europa, David Bento, refere que a intenção é “garantir aos portugueses uma forma segura de chegar às mesas de voto no dia das eleições”. Lembrando que nas últimas eleições autárquicas a abstenção foi de 46,4%, menos 14,4% do que nas anteriores eleições presidenciais, em que a Bird também ofereceu viagens, David Bento sublinha que “a falta de acesso aos transportes não deve impedir nem proibir ninguém de ir votar”.