Depois do Estoril, da Catalunha, de Budapeste e de Roterdão, é a vez da Maia se assumir como o polo de Corfebol na Europa, ao longo dos nove dias de competição que vão receber 16 equipas de países como a Alemanha, a Escócia, a República Checa, a Rússia, o País de Gales, a Eslováquia e a atual campeã europeia, a Holanda.
No primeiro dia do campeonato, todas as equipas são chamadas a competir, no Pavilhão Municipal da Maia e no Pavilhão de Gueifães – as duas infraestruturas desportivas que recebem o evento -, com especial destaque para o jogo de Portugal contra a República Checa, relativo ao Grupo B, que se realiza logo após da cerimónia de inauguração da competição.
Além dos checos, a seleção nacional vai defrontar, no seu agrupamento, a Catalunha e a Bélgica, com o jogo com os catalães a estar marcado para domingo e o com os belgas a realizar-se na terça-feira.
Quinto lugar do ‘ranking’
Com duas medalhas de bronze, Portugal está no quinto lugar no ‘ranking’ mundial, tendo chegado ao terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1995 e no Estoril, no primeiro Campeonato da Europa em 1998.
Pouco divulgada em Portugal, a modalidade nasceu na Holanda no ano de 1902 e chegou a Portugal 80 anos depois, tratando-se na única modalidade coletiva na qual as equipas são constituídas por quatro elementos masculinos e quatro femininos.
A Federação Internacional de Corfebol (IKF), reconhecida internacionalmente pelo Comité Olímpico Internacional, conta com 60 países inscritos e uma comunidade que soma, em todo o mundo, cerca de 300 mil atletas.
No panorama nacional a Federação Portuguesa de Corfebol tem 12 clubes inscritos, o que totaliza cerca de mil atletas federados.
Calendário Jogos (25/10):
Grupo A – Maia
Ale x Hol – 13:00
Rus x Ing – 17:00
Grupo B – Maia
Cat – Bel – 15:00
Por – R. Che – 20:00
Grupo C – Gueifães
Tur x Pol – 11:00
Ser x Gal – 17:00
Fonte: CM Jornal