O município está a instalar iluminação inteligente e amiga do ambiente em passadeiras de peões.
Um sistema de iluminação inteligente foi instalado em três passadeiras do Município da Maia. Esta operação, no âmbito da segurança rodoviária, tem dois grandes objetivos: incrementar uma maior segurança rodoviária para peões e condutores, através da criação de um elevado contraste de luminosidade, e diminuir o consumo energético.
Esta maior luminosidade dedicada à passadeira de peões chama a atenção dos condutores, que ficam mais alerta por detetarem a diferença da própria luz e por identificarem a existência de pedestres naquela zona.
Como funciona? O sistema depende de um sensor de movimento para entrar em funcionamento. A iluminação permanece desativada até detetar algum peão na zona de acesso à passadeira. Esta funcionalidade do sistema acontece exclusivamente durante o período noturno. Para isto usa uma célula crepuscular, que faz a distinção entre o dia e noite. O sensor/detetor utiliza ainda a tecnologia PIR (presença e infravermelhos), que faz uma dupla leitura para uma maior eficácia.
Após ser ativada a iluminação mantém-se ligada por um período de 5 minutos, entrando posteriormente em standby, até detetar mais peões. O tempo em que a luz permanece ligada é programável.
O sistema pretende ser amigo do ambiente, recorrendo para isso a energia produzida por painéis solares.
Os locais onde esta iluminação já foi instalada foram na Rua Simão Bolivar, Cidade da Maia, em frente ao abrigo de transportes públicos Parque Central da Maia, na Avenida Fernando Távora, Moreira, junto ao aeroporto, Crestins, e na Via de Francisco Sá Carneiro, Zona Industrial da Maia, junto ao acesso estação metro de Mandim.
Estudo mostra que iluminação dedicada a passadeiras reduz em 47% os acidentes com peões
A boa iluminação noturna das passadeiras reduz em 47% o risco de acidentes com peões. Quem o diz é um estudo da Road Research Laboratory, após a colocação de iluminação dedicada em passadeiras de várias cidades de Inglaterra.
Há vários municípios a recorrer a sistemas inteligentes de iluminação de passadeiras de peões, como o de Vila Nova de Famalicão, o de Guimarães, de Braga ou de Portimão.