O investimento global de 365 milhões de euros para a expansão do Metro mobiliza elevado interesse, com seis propostas para o projeto da linha circular e nove para a empreitada de extensão da linha amarela.
Os concursos para as empreitadas de extensão da Metro do Porto receberam 15 propostas no dia de abertura das candidaturas, informou esta terça-feira a empresa.
A Metro do Porto prevê que após a análise das propostas e cumprindo todos os prazos legais, as obras arranquem já este ano, no segundo semestre. A rede vais crescer mais seis quilómetros e construir sete novas estações, no Porto e em Vila Nova de Gaia.
Foram apresentadas seis propostas para a construção da Linha Circular (Linha Rosa), Aliados/Praça da Liberdade – Casa da Música/Boavista e nove propostas para a empreitada de extensão da Linha Amarela desde Santo Ovídio a Vila d’Este. Segundo a empresa, todas as propostas foram apresentadas com valores abaixo dos preços base de cada um dos concursos.
Nos concursos públicos lançados anteriormente pela Metro do Porto, nenhum dos concorrentes havia apresentado propostas válidas, tendo sido necessário realizar um reforço de verba, que passou para os 235 milhões de euros para a Linha Rosa e 130 milhões de euros para o prolongamento da Linha Amarela.