A Explorer Investments adquiriu 60% da Biogerm, empresa de análises microbiológicas e químicas sediada na Maia. O fundo de capital de risco anunciou ainda a construção de um laboratório de quatro milhões de euros, que permitirá triplicar a capacidade de resposta da empresa.
A Biogerm, empresa na área das análises microbiológicas e químicas em alimentos, águas, ar, ambiente e solos, foi adquirida pelo fundo de capital de risco Explorer IV, que passou a deter 60% do capital. Com sede na Maia, mais precisamente na freguesia de Moreira, e unidades em Santo Tirso e no Funchal, a Biogerm emprega 50 pessoas e conta com mais de 2.000 clientes espalhados por Portugal Continental e Madeira.
A transação, avançada pelo jornal ECO, é a oitava aquisição do fundo Explorer IV, que se dedica a apoiar empresas com elevado potencial de crescimento e inovação. Segundo a Explorer, esta aquisição pretende impulsionar a expansão da Biogerm no mercado ibérico e promover a profissionalização das equipas de gestão, bem como a introdução de novas tecnologias e a entrada em mercados estratégicos.
Um dos pontos centrais do plano de crescimento será a construção de um novo laboratório na Maia, num investimento de quatro milhões de euros. Este novo laboratório permitirá triplicar a capacidade de resposta da empresa, reforçando o seu posicionamento no setor da saúde pública em Portugal.
Fundada em 1994, a Biogerm encerrou o último ano fiscal com uma faturação de 3,9 milhões de euros e um lucro de 307 mil euros. A empresa opera em diversas áreas de análise, como alimentos, águas e solos, e presta serviços tanto a entidades públicas como a clientes privados.