Albina Pereira da Silva foi a impulsionadora da reconstrução da casa da Quinta da Boavista e doou 10.000 metros quadrados à Câmara Municipal da Maia para alargar o cemitério da Maia e abrir uma nova artéria.
Albina Pereira da Silva faleceu no dia 1 de março de 2021. Nascida a 20 de agosto de 1924, mãe de Fátima Gramaxo e grande impulsionadora da reconstrução da casa da Quinta da Boavista, propriedade situada no coração do concelho da Maia, onde se encontra a Fundação Gramaxo e respetivo Parque de Lazer e onde, brevemente, abrirá a Casa Sede da Fundação Gramaxo, uma obra com a assinatura do arquiteto Siza Vieira.
Em 1973, Albina Pereira da Silva e o marido, Samuel Pinto de Azevedo Gramaxo, fizeram uma importante doação à Camara Municipal da Maia. Foram cerca de 10.000 metros quadrados doados, pertencentes à Quinta da Boa Vista, que permitiu o alargamento do cemitério da Maia e abrir uma nova artéria. Foi assim possível, segundo informação da Fundação Gramaxo, desanuviar a Igreja Paroquial e melhorar “as suas acessibilidades”.
A família Gramaxo existe há mais de 350 anos no Concelho da Maia.