O atleta estava internado há dias nos cuidados intensivos depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.
O Hospital de São João comunicou esta sexta-feira, 26 de fevereiro, que Alfredo Quintana faleceu às 12h00. O guarda-redes luso-cubano da equipa de andebol, de 32 anos, tinha sido internado na segunda-feira depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória quando se preparava para iniciar um treino no Dragão Arena.
Alfredo Quintana nasceu a 20 de março de 1988, em Cuba, e era jogador de andebol. Vestia a camisola do FC Porto e da seleção, na posição de guarda-redes. Ao serviço do Dragões, que o distinguiram com o Dragão de Ouro de Atleta de Alta Competição do Ano em 2014, Quintana venceu seis campeonatos nacionais, uma taça de Portugal e duas supertaças. Nos últimos sete anos, depois de se naturalizar, o guarda-redes também integrou a seleção nacional portuguesa e brilhou no Europeu de 2020 e no Mundial de 2021.
O Futebol Clube do Porto confirmou o falecimento do atleta, numa mensagem de pesar divulgada nas redes sociais. “A mensagem que nunca pensámos partilhar: o nosso querido Alfredo Quintana partiu hoje. Serás para sempre lembrado como um dos nossos. Um verdadeiro Dragão. Descansa em paz, Eterno Quintana!”