Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do FC Porto, faleceu este sábado, dia 15 de fevereiro de 2025.
Faleceu neste sábado, 15 de fevereiro de 2025, Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do Futebol Clube do Porto, aos 87 anos. A notícia foi confirmada pela TVI. Pinto da Costa lutava há três anos contra um cancro na próstata, doença que o levou novamente ao hospital para realizar tratamentos.
Nascido a 28 de dezembro de 1937, no Porto, Pinto da Costa dedicou mais de quatro décadas ao comando do FC Porto, assumindo a presidência a 23 de abril de 1982 e mantendo-se no cargo até 7 de maio de 2024. Durante a sua gestão, o clube conquistou 69 títulos no futebol profissional, incluindo duas Ligas dos Campeões, tornando-o no presidente mais titulado da história do futebol mundial.
Em outubro de 2024, lançou o seu último livro, “Azul Até ao Fim”, onde partilhou reflexões sobre a sua batalha contra o cancro e revelou desejos para as suas cerimónias fúnebres. Pediu uma cerimónia simples na Igreja de Santo António das Antas, com todos vestidos de azul, e expressou o desejo de que certos indivíduos não estivessem presentes.
A última aparição pública de Pinto da Costa ocorreu no final de dezembro de 2024, no Estádio do Dragão, durante a vitória do FC Porto sobre o Estrela da Amadora por 2-0. A sua morte marca o fim de uma era no futebol português, deixando um legado de dedicação e sucesso no desporto nacional e internacional