Pedro Cruz, reconhecido jornalista português com uma carreira extensa na SIC e na TSF, morreu este domingo no hospital CUF Tejo, em Lisboa, vítima de cancro do pulmão.
Desde cedo, Pedro Cruz sabia que o seu futuro passaria pelo jornalismo. Aos 11 anos, já nutria o desejo de viajar pelo mundo, conhecer pessoas e contar histórias, uma paixão que o acompanhou ao longo da vida. Iniciou a sua carreira profissional aos 21 anos, colaborando com rádios locais, antes de se destacar no panorama nacional.
O jornalista trabalhou no Diário de Notícias e na TSF, mas foi na SIC, onde esteve desde 1998 até 2021. Durante 14 anos, coordenou a redação da SIC no Porto onde foi subdiretor de Informação do canal. Em 2021, optou por um novo desafio, regressando à TSF, já integrada no grupo Global Media.
A sua carreira foi pautada por uma dedicação às coberturas de política e conflitos internacionais, tendo reportado de zonas de tensão como Kosovo, Síria, Albânia, Haiti, Líbano e Ucrânia. Para além do seu trabalho como jornalista, Pedro Cruz era também conhecido pela sua atividade como docente, partilhando o seu conhecimento e paixão pela comunicação com os alunos de Rádio e Televisão na Universidade Católica.