Odete Santos, destacada militante do Partido Comunista Português e deputada de longa data, faleceu aos 82 anos, conforme anunciado pelo PCP.
O Partido Comunista Português (PCP) perde uma das suas figuras políticas mais influentes com o falecimento de Odete Santos, aos 82 anos. A notícia foi divulgada através de um comunicado do PCP, que expressou profundo pesar pelo desaparecimento de uma das suas dirigentes mais emblemáticas.
Odete Santos, que integrou as fileiras do PCP desde 1974, teve uma carreira política notável. Ela foi membro da Comissão Concelhia de Setúbal, da Direção da Organização Regional de Setúbal e do Comité Central do PCP, onde serviu de 2000 a 2012. A sua carreira como deputada estendeu-se de novembro de 1980 a abril de 2007, marcando várias gerações.
O PCP recorda-a como uma figura de grande influência e dedicação ao serviço do partido e do país. No seu comunicado, o partido transmitiu condolências à família de Odete Santos, enaltecendo o seu legado e a sua contribuição para a política nacional.
“Mulher de Abril, destacada deputada e dirigente comunista, Odete Santos foi uma figura marcante na construção do Portugal de Abril e na afirmação dos direitos que a Constituição da República Portuguesa consagra, em particular sobre os direitos dos trabalhadores, sobre a igualdade e a emancipação da mulher, uma presença constante na acção de solidariedade com os povos de todo o mundo, uma incansável participante na concretização do ideal e projeto do Partido Comunista Português”, afirma o documento enviado às redações.