ARS Norte justifica estes atrasos com uma “falha momentânea do sistema informático” e com o aparecimento de utentes que não foram convocados. Loures, Pinhal Novo e Vila Franca de Xira também apresentaram problemas.
O Centro de Vacinação situado em Gemunde, Freguesia do Castêlo da Maia, está com longos atrasos no processo de vacinação, provocando filas de espera de algumas horas, durante esta quarta-feira, dia 14 de abril. Foram disponibilizadas cadeiras para os utentes aguardarem a sua vez.
As razões destes atrasos, segundo a ARS Norte, prendem-se com três fatores. Muitas das pessoas que são convocadas para vacinação não respondem ao SMS, acabando por não oficializar o agendamento. O Centro de Vacinação tem capacidade para 500 utentes por dia. Significa isto quem se os serviços recebem confirmação de 400 utentes, trata de reagendar os restantes 100 lugares com suplentes. Se os utentes que não confirmam o agendamento e decidem aparecer, podem juntar-se 600 no mesmo dia.
Outro dos fatores apontados, prende-se com o caso de um casal aparecer ao mesmo tempo, contribuindo assim para o aumento das filas de espera. Cada utente deve aparecer apenas na hora marcada para evitar atrasos.
A juntar a estas possíveis falhas, existiu uma “falha momentânea do sistema informático” do centro de Vacinação, que foi rapidamente resolvida.
Os atrasos na administração das vacinas foram relatados durante os últimos dias em Loures, Pinhal Novo e Vila Franca de Xira.
Recorde-se que 15% da população já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já foram dadas mais de 1,5 milhões de doses (1.588.315 no total) de vacinas contra a Covid-19 no país. A faixa etária mais vacinada, até ao momento, é a das pessoas com 80 ou mais anos, sendo que 90% já recebeu a primeira dose (606.919) e 51% já tem a vacinação completa (344.738).