A campanha solidária “Frigorífico + Social”, promovida pela AdEPorto – Agência de Energia do Porto, em parceria com a SEMENTE – Associação de Voluntários da LIPOR, tem como objetivo apoiar famílias em situação de vulnerabilidade na Área Metropolitana do Porto. A iniciativa disponibiliza 55 frigoríficos a famílias carenciadas e incentiva a adoção de práticas sustentáveis, através da reciclagem dos eletrodomésticos substituídos.
A AdEPorto – Agência de Energia do Porto, em parceria com a SEMENTE – Associação de Voluntários da LIPOR, promove a campanha solidária “Frigorífico + Social”, que tem como objetivo apoiar famílias em situação de vulnerabilidade na Área Metropolitana do Porto (AMP). A iniciativa permitirá a entrega gratuita de 55 frigoríficos a agregados familiares carenciados, garantindo melhores condições de vida e reforçando práticas de economia circular e responsabilidade ambiental.
Além de disponibilizar novos equipamentos, o projeto incentiva a substituição responsável dos frigoríficos antigos, garantindo que sejam encaminhados para reciclagem através dos serviços municipais de recolha gratuita ou ecocentros. O prazo para submissão de candidaturas decorre até 20 de fevereiro.
Em comunicado, Filipe Araújo, presidente do Conselho de Administração da AdEPorto, destaca a importância desta ação: “A campanha ‘Frigorífico + Social’ é um exemplo claro de como a solidariedade e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas. Ao apoiar diretamente quem mais precisa, estamos a promover a justiça social e um futuro mais sustentável”.
As famílias interessadas em beneficiar da campanha devem cumprir determinados critérios de elegibilidade:
- Residir na Área Metropolitana do Porto;
- Ser beneficiárias da tarifa social de eletricidade ou gás;
- Ter pelo menos um membro do agregado familiar a receber uma das seguintes prestações sociais: complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, pensão social de invalidez, complemento da prestação social para a inclusão, pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego.
Segundo a AdEPorto, esta ação integra-se no trabalho contínuo na promoção da transição energética e no combate à pobreza energética na região Norte. A agência abrange 10 municípios da AMP – Gondomar, Maia, Matosinhos, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde –, representando uma população superior a 1,1 milhões de habitantes.