Ex-presidente sofreu ferimentos no ouvido e está em recuperação.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, sobreviveu a uma tentativa de assassinato durante um comício de campanha no sábado, dia 13 de julho. Este ataque foi o primeiro contra um presidente dos EUA ou candidato de um grande partido desde a tentativa de assassinato do presidente republicano Ronald Reagan, em 1981.
O porta-voz do FBI, do escritório de Pittsburgh, confirmou a identidade do alegado atirador como sendo Thomas Matthew Crooks, de Bethel Park, Pensilvânia. De acordo com registos públicos, tinha 20 anos e estava registado como republicano nos registos de votação do estado. No entanto, os registos da FEC mostram uma doação de 15 dólares para a ActBlue em 2021, uma organização ligada aos democratas.
Durante o comício, Trump foi atingido no ouvido por uma bala. Nos momentos seguintes ao disparo, foi rapidamente coberto pelos seus agentes de segurança. Emergindo pouco depois, com o rosto manchado de sangue, Trump ergueu o punho no ar e gritou “Lutem! Lutem! Lutem!”.
Na manhã de domingo, o FBI identificou Thomas Matthew Crooks como o “indivíduo envolvido” na tentativa de assassinato. Foi abatido por agentes dos Serviços Secretos depois de abrir fogo do telhado de um edifício a cerca de 140 metros do palco onde Trump discursava. Uma espingarda semiautomática estilo AR-15 foi recuperada perto do corpo do atirador.
Uma pessoa que assistia ao comício foi morta e outras duas ficaram gravemente feridas, segundo os Serviços Secretos. As autoridades ainda não identificaram o motivo do ataque.
Trump, de 78 anos, tinha acabado de começar o seu discurso quando os tiros foram disparados. Ele agarrou a orelha direita com a mão antes de cair de joelhos atrás do púlpito. Foi rapidamente coberto pelos agentes dos Serviços Secretos, emergindo cerca de um minuto depois, sem o seu boné vermelho “Make America Great Again”. “Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita”, disse Trump mais tarde na sua plataforma Truth Social.
Trump deixou a área de Butler sob proteção dos Serviços Secretos e mais tarde chegou ao seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jersey.
Atirador estava num telhado a 125 metros de onde Trump estava a discursar