O FC Porto venceu a Taça de Portugal ao derrotar o Sporting por 2-1, conquistando assim o terceiro troféu consecutivo e o 20º da sua história. Sporting falha “dobradinha” que procurava há 22 anos.
O FC Porto sagrou-se vencedor da Taça de Portugal este domingo, dia 26 de maio, ao derrotar o Sporting, campeão nacional em título, por 2-1. Com esta vitória, os dragões conquistaram a terceira Taça de Portugal consecutiva e a 20ª da sua história.
O Sporting começou melhor a partida, com o holandês St. Juste a inaugurar o marcador aos 20 minutos, com um cabeceamento certeiro. No entanto, a equipa de Alvalade sofreu um revés significativo quando St. Juste foi expulso ainda antes da meia hora de jogo, após o FC Porto ter empatado a partida.
O golo do empate surgiu aos 25 minutos, marcado por Evanilson, que aproveitou uma bola mal dominada por Geny Catamo, ficando isolado na área e finalizando sem oposição.
A segunda parte foi menos entusiasmante, com ambas as equipas a adotarem uma postura mais tática e a arriscarem menos. O jogo seguiu para prolongamento, onde, aos 100 minutos, o jovem guarda-redes do Sporting, Diogo Pinto, cometeu uma falta sobre Evanilson. Taremi converteu a grande penalidade, selando a reviravolta e garantindo a vitória para o FC Porto.
Este é o primeiro título no futebol de Villas-Boas enquanto presidente. Com esta derrota, o Sporting falha a oportunidade de alcançar a “dobradinha”, algo que não consegue desde a temporada 2001/2002.