Depois da reabertura apenas com a presença dos feirantes que comercializassem produtos frescos como frutas, legumes, padaria, talhos, peixaria e flores, os restantes setores de atividade podem voltar ao ativo.
Uma semana depois de reabrirem os mercados e a feira da Maia, a autarquia reavaliou a decisão de permitir apenas os comerciantes de produtos frescos e, já a partir deste dia 1 de junho, será permitida a reabertura aos restantes setores de atividade.
Numa informação partilhada no website da Câmara Municipal da Maia pode ler-se que foi verificado o cumprimento de “todas as medidas de segurança” assim como o “sentido de responsabilidade dos vendedores e clientes”. Neste sentido, estando a ser cumprido o Plano de Contingência, a reabertura aos restantes setores de atividade será possível já a partir deste 1 de junho.
“O objetivo da promoção e salvaguarda da saúde pública parece suficientemente assegurado“, refere a mesma informação.
Regras como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento social e a desinfeção frequente das mãos são medidas deste plano de contingência e vão continuar a ser de cumprimento obrigatório em todos os mercados e feira. Também o controlo da afluência de entradas e saídas dos recintos, o uso de luvas por parte dos vendedores e a disponibilização de desinfetante e luvas para os clientes continuam a ser essenciais para o funcionamento destes espaços.
Todas as normas para feirantes e clientes podem ser lidas aqui.
Recorde-se que o Mercado do Castêlo da Maia, o Mercado de Pedrouços e a Feira da Maia puderam reabrir desde o passado dia 25 de maio mas apenas para a comercialização de produtos frescos como frutas, legumes, padaria, talhos, peixaria e flores. Aquando da decisão de reabrir as feiras e mercados apenas para os produtos frescos, António da Silva Tiago garantiu que a reabertura aos operadores de outros setores seria avaliada e decidida posteriormente, “sempre com o objetivo da promoção e salvaguarda da saúde pública”.
As feiras e mercados começaram a reabrir com diferentes restrições. A Feira de Pedras Rubras reabriu no dia 28 mas apenas com feirantes avençados, aqueles que tê um vínculo com a freguesia. No concelho vizinho de Matosinhos, as Feiras da Santana e de Custóias reabriram já com todos os feirantes.
Esplanadas, ecocaminho, parques urbanos e biblioteca abrem esta segunda-feira