A Vigararia da Maia vai realizar, entre os meses de janeiro e abril de 2022, uma Missão de Evangelização que pretende ser um tempo de animação missionária e de união da Igreja Católica e sociedade. Na prática, trata-se de um conjunto de atividades que vão aproximar a Igreja Católica à sociedade e, principalmente, levar esperança às pessoas mais isoladas.
A apresentação da Missão Maia 2022 decorreu no sábado, dia 11 dezembro, no Auditório da Igreja de Nossa Senhora da Maia, e contou com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda e da vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos.
Sobre a programação da Missão, o padre Domingos Areais, um dos responsáveis pela Missão, referiu a importância das Semanas Missionárias que vão decorrer de 28 de fevereiro e 10 de abril. “Um grande desafio para as paróquias” – afirmou, sublinhando que esta será uma grande oportunidade para chegar às pessoas.
Ao NOTÍCIAS MAIA, o também pároco de Folgosa e São Pedro Fins, explica que, nestas semanas, os 18 missionários ANIMAG (Animadores dos Institutos Missionários Ad Gentes) “vão estar uma semana em cada uma das diferentes paróquias”. Durante essa semana os animadores irão visitar pessoas que estejam isoladas e até mesmo identificar possíveis casos de pobreza. Além disso, as equipas vão também visitar escolas, instituições e centros de dia. “Vamos visitar pessoas que estão mais sós e sem esperança”, conclui o padre.
Pré-missão traz o selecionador Fernando Santos à Maia
Ainda antes dos missionários ANIMAG percorrerem, na chamada Pré-Missão, haverá dois momentos de partilha de experiência com a comunidade. A 19 de janeiro, o selecionador nacional de futebol Fernando Santos vai dar o pontapé de saída da Missão Maia 2022, com uma Tertúlia Missionária.
Sobre a razão desta escolha, o padre Domingos Areais explica que Fernando Santos é um “cristão convicto” e que, inclusive, “fez um retiro de fé”. Na segunda tertúlia a convidada é a jornalista e escritora Isabel Figueiredo.
Estas tertúlias vão acontecer na Universidade da Maia, antigo ISMAI, e dependendo da afluência, poderá ser também transmitido no online.
Questionado sobre o objetivo desta missão, o padre explica que “não é para converter as pessoas à força” mas sim “transmitir uma mensagem de esperança”. A mesma mensagem que, segundo nos conta o padre Domingos Areais, o Papa Francisco tanto defende, “de fraternidade universal e a amizade social”.
A Eucaristia de encerramento da Missão Maia 2022 será no dia 24 de abril.