Nos dias 12 a 20 de Maio, mais uma vez a paróquia de Santa Maria de Nogueira, vigararia da Maia, celebrou festivamente Nossa Senhora, na Capela do Monte Calvário ou da Senhora da Hora.
Desde a procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima, à novena celebrada na Capela, à Missa Solene no domingo dia 19, culminando na tarde desse dia com a Majestosa Procissão em honra de Nossa Senhora da Hora.
Além dos momentos religiosos, destaca-se a participação da comunidade nos momentos recreativos. No fim da procissão, o Pároco, Pe. Vítor Ramos, congratulou todos os presentes, em especial a Comissão de Festas.
Uma belíssima tradição que marca esta festividade é a realização das canastras floridas. Estes cestos florais, fruto das mãos das gentes de Nogueira da Maia, dos vários lugares e escolas, quem com alfinetes, folhas, flores, executam verdadeiras obras de arte. É um sinal da tradição e do bairrismo desta comunidade.
Sendo o mês de Maio, o mês da flor por excelência, as canastras de Nogueira da Maia são um verdadeiro momento à flor.
O Pe. Vítor Ramos referiu que as canastras floridas são sinal do bairrismo e do apego às tradições desta paróquia, lembrando que é por estas e por outras que «Nogueira forte tem o seu significado».