A 3ª edição do Festival Internacional de Xadrez da Maia terminou a 19 de dezembro e decorreu principalmente em formato online.
O Festival Internacional de Xadrez da Maia chegou ao fim e, para a organização, “superou as expetativas”.
Ao NOTÍCIAS MAIA, Duarte Duarte, responsável pela organização do Festival, explicou que, ao todo, os vários eventos do festival reuniram cerca de mil inscritos.
Recorde-se este festival tem organização da Academia de Xadrez da Maia e a edição de 2020 decorreu de 21 de Novembro a 19 de Dezembro, principalmente em formato online. Entre vários eventos, decorreram partidas nacionais e internacionais, para amadores e profissionais, jovens e adultos, e ainda decorreu uma conferência mais direcionada ao ensino e um estágio de aprendizagem do Xadrez.
O responsável, que é também cofundador e dirigente da Academia de Xadrez da Maia, afirmou que a organização não estava muito expectante, devido a todas as condicionantes impostas pela pandemia, mas que acabou por haver “muito interesse e participação” por parte do público.
O sucesso de uma série pode aumentar a popularidade de um desporto?
Sobre a possibilidade do sucesso da série “Gambito de Dama”, disponível na Netflix, ter aumentado a procura pelo ensino de Xadrez, Duarte Duarte afirma que, nos últimos tempos, a equipa “sentiu que houve procura de informação para aprender a jogar xadrez”, por parte dos mais jovens e dos mais velhos. Mas, ainda assim, não tem como garantir que se trata de influência da série da Netflix. Por outro lado, partilha connosco que tem vários colegas, professores de Xadrez, que sentiram essa afluência à modalidade, derivada do “Gambito de Dama”.