A iniciativa decorre de 30 de setembro a 24 de outubro e conta com 42 concertos espalhados por várias igrejas da Diocese do Porto.
A Maia será um dos palcos escolhidos para receber o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS), juntamente com as cidades do Porto, Valongo e Gondomar.
A atividade cultural está em linha com “os grandes festivais internacionais de órgão realizados no Porto até 2015, com o objetivo de preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto” explica o mestre capela da Igreja da Lapa (Porto), Filipe Veríssimo, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
O festival quer também “estimular o interesse das populações pela Música Sacra vocal e de órgão e incentivar o despertar de novos talentos através da criação e implementação de uma proposta de oferta cultural para a região que seja regular, bem articulada e sustentável”, acrescenta.
O FIOMS realiza-se entre os dias 30 de setembro e 24 de outubro e contará com 42 concertos em 24 das mais emblemáticas igrejas da Maia, Porto, Valongo e Gondomar.
Na Maia, o Festival passará pela Igreja de Nossa Senhora da Maia, pelo Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, pela Igreja da Silva Escura, pelo Mosteiro do Divino Salvador de Moreira e pela Igreja São Tiago de Milheirós.
Participam no festival 24 organistas nacionais e estrangeiros, três maestros, dois coros, um ensemble de música antiga e uma orquestra sinfónica.
Consulte a programação completa aqui.