Filipa Martins, ginasta maiata de 28 anos, anunciou o final da sua carreira desportiva, poucas semanas após fazer história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde se tornou a primeira portuguesa a qualificar-se para a final do all-around em ginástica artística.
Filipa Martins, uma das mais talentosas ginastas portuguesas, anunciou esta semana o fim da sua carreira desportiva. Aos 28 anos, e depois de três participações olímpicas — Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024 — a atleta decidiu que é hora de seguir novos caminhos.
“Chegou ao fim uma das mais lindas fases da minha vida, uma linda história desportiva. Agora é hora de novas aventuras, e planear um futuro lindo”, escreveu Filipa Martins nas suas redes sociais, despedindo-se oficialmente das competições.
Ver esta publicação no Instagram
A ginasta da Maia, que iniciou a prática da modalidade aos quatro anos, conseguiu alcançar feitos inéditos para Portugal, destacando-se ao longo de 24 anos nos maiores palcos do desporto mundial. A sua última grande conquista foi em Paris, onde se tornou a primeira portuguesa a atingir uma final olímpica na ginástica artística, competindo ao lado de grandes nomes da modalidade, como Simone Biles.
Filipa Martins revelou ainda que pretende agora concentrar-se na conclusão do seu mestrado em Treino Desportivo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FDEUP), com o objetivo de se tornar treinadora e continuar a contribuir para o desenvolvimento da ginástica em Portugal.