A atleta do Acro Clube da Maia é a única ginasta feminina a representar Portugal nos Jogos Olímpicos em Tóquio.
Filipa Martins já está a caminho de Tóquio, onde vai competir pela segunda vez nos Jogos Olímpicos, depois de ter marcado presença nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Cinco anos depois, mais um do que esperava, Filipa Martins vai voltar a competir no maior palco da ginástica artística mundial. A atleta parte acompanhada pelo seu treinador, José Ferreirinha.
Aos 25 anos, Filipa tem a melhor classificação de sempre na ginástica artística portuguesa, com um 37º lugar na classificação geral individual feminina nos Jogos Olímpicos de 2016. Além disso, soma várias medalhas em Taças do Mundo e participações em Campeonatos do Mundo e da Europa.
Foi aliás nesta última participação, no Campeonato da Europa de Ginástica Artística, disputado em Basileia, que a atleta da Maia escreveu o seu nome na história. Filipa apresentou um movimento inédito, da sua autoria, e que agora faz parte do código de pontuação internacional de ginástica artística. Chamou-lhe o “Martins”.
Com o nome escrito na história da ginástica em Portugal e no Mundo, Filipa Martins prepara-se para mais uma prova de fogo onde o primeiro objetivo é chegar ao “all-around”. Um feito que a colocaria automaticamente num top 24, 13 lugares acima da sua última participação.
Recorde-se que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 disputam-se de 23 de julho a 8 de agosto. Filipa será a única representante feminina portuguesa na ginástica, juntando-se a Diogo Abreu, atleta do Sporting que vai competir na modalidade de Trampolins.
Recorde aqui a entrevista do NOTÍCIAS MAIA à ginasta.