Remodelação e alargamento da Creche de Águas Santas II também vai receber financiamento do Programa PARES 2.0.
Foram aprovadas três candidaturas, apresentadas pela Santa Casa da Misericórdia da Maia e pelo O Amanhã da Criança – Associação de Solidariedade Social, ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 2ª Geração (PARES 2.0), para a construção e alargamento de creches. No total serão criados, na Maia, 168 novas vagas, no setor social e solidário.
A Santa Casa da Misericórdia irá construir uma nova creche em Vila Nova da Telha e irá remodelar e ampliar o equipamento já existente em Águas Santas, criando um total de 84 lugares novos. O investimento nos dois equipamentos vai ascender a 1 milhão e 80 mil euros, dos quais 609 mil euros serão provenientes de financiamento público, assegurado pelo programa PARES, ficando os restantes 470 mil euros a cargo da Misericórdia.
O Amanhã da Criança vai construir uma nova creche em Pedrouços, que assegurará igualmente 84 novos lugares. A nova creche em Pedrouços irá custar 1 milhão e 318 mil euros, dos quais 647 mil serão financiados pelo PARES e os 673 mil euros remanescentes serão da responsabilidade da instituição.
A Câmara Municipal da Maia anunciou que, “tal como tem acontecido noutras circunstâncias e dado o elevado e reconhecido interesse municipal da construção destes equipamento, irá apoiar estas instituições, na parte do investimento que é da responsabilidade destas, atribuindo-lhes substancial comparticipação financeira à luz do Regulamento Municipal de Concessão de Benefícios Públicos”.