As coberturas verdes são umas aposta com provas dadas em inúmeras vantagens ambientais para as cidades.
O Fórum da Maia tem agora uma cobertura verde que pode ser visitada por qualquer pessoa. O projeto da cobertura verde do Fórum da Maia foi realizado no âmbito do BaZe (Maia Net Zero Carbon City, Living Lab) – Laboratório vivo para a descarbonização.
Esta é a segunda cobertura verde realizada em equipamentos municipais. A primeira está na Escola Básica 1 de Mandim, mas não é possível visitar.
A cobertura verde do Fórum da Maia é visitável mediante agendamento prévio e, em alguns casos, pode incluir um guia que fará uma visita com explicações mais cientificas. Além disso, o espaço está aberto para ser visitado sem agendamento a cada terceiro domingo do mês. A visita não tem qualquer custo.
Mas quais as vantagens deste tipo de instalação? Ao NOTÍCIAS MAIA, Marta Peneda, vereadora do Ambiente, explica que “são várias as vantagens apontadas às coberturas verdes ajardinadas“, das quais se destacam: o isolamento térmico; o isolamento acústico; a redução do efeito de ilha de calor; a proteção e o aumento do tempo de vida da impermeabilização dos edifícios; a criação de nichos de biodiversidade; a captação de CO2 e produção de oxigénio; a melhoria da paisagem urbana; a valorização dos edifícios; o aumento de áreas verdes em zonas urbanas, nas quais existe pouco espaço disponível no solo; a excelente oportunidade para a produção de vegetais e outros alimentos; o efeito terapêutico proporcionado pelas plantas e natureza; e a redução do volume de água perdida superficialmente, além do melhoramento da sua qualidade através da retenção de alguns poluentes no seu substrato.
Questionada sobre a vontade de instalar mais coberturas verdes no município, a vereadora explica que “é objetivo do Município que este projeto possa ser replicado pelo território concelhio”.