Nuno André Ferreira acaba de conquistar um dos prémios mais importantes no mundo do fotojornalismo.
Há um fotógrafo português entre os vencedores do prémio World Press Photo de 2021, um dos prémios mais importantes do mundo no fotojornalismo.
Nuno André Ferreira ficou em terceiro lugar na categoria de Notícias Locais, com uma fotografia captada em setembro de 2020, durante um incêndio em Viseu. O repórter, a viver em Viseu e ao serviço da Agência LUSA, registou um momento onde é possível ver uma criança dentro de um carro, iluminada pela luz das chamas. “De repente, não sei porquê, olhei para dentro do carro”, revelou o fotógrafo numa entrevista ao Jornal de Leiria.
Desde a primeira edição, em 1955, só cinco fotógrafos portugueses constavam na lista de premiados do World Press Photo: Eduardo Gageiro em 1975, João Silva em 2006, Miguel Barreira em 2008, Daniel Rodrigues em 2013 e Mário Cruz em 2016 e 2019.
A organização do World Press Photo anunciou neste dia 15 de abril os 45 vencedores de 28 países, selecionados entre os finalistas em várias categorias, desde assuntos de sociedade, política, natureza, desporto, entre outros, do prémio internacional de fotografia e fotojornalismo.
O prémio da Fotografia do Ano foi para uma imagem captada pelo fotógrafo dinamarquês Mads Nissen, a 05 de agosto de 2020, onde se vê a brasileira Rosa Luzia Lunardi, de 85 anos, a ser abraçada pela enfermeira Adriana Silva da Costa Souza, no lar Viva Bem, em São Paulo, no Brasil.