A Junta de Freguesia de Folgosa realizou, tal como nos anos anteriores, a Cerimónia de Reconhecimento pelo Excelente Desempenho Escolar, referente ao ano letivo 2021/2022, onde foram distinguidos trinta e um alunos pelo seu mérito, revelação e progresso escolar. Estes estudantes frequentam ou frequentaram as escolas do 1º ciclo localizadas na freguesia de Folgosa. O evento teve lugar no dia 26 de maio, no auditório da autarquia local.
Estiveram presentes todos os elementos da comunidade escolar, que também foram reconhecidos pelo seu empenho e trabalho desenvolvido. Estiveram ainda presentes encarregados de educação, pais e familiares, corpo docente e não docente, associações de pais, agrupamento, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e diversas coletividades.
Segundo a Junta de Freguesia, foi um dia de celebração da educação, em primeiro lugar, mas também do crescimento individual, a infância, a esperança e o futuro.
Durante a cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia de Folgosa, Vítor Ramalho, destacou a importância de tornar as escolas instituições vivas, lugares de conquistas, aprendizagem, crescimento e felicidade. O objetivo principal é formar alunos cujas bases sejam o conhecimento sólido e a vontade de aprender.
A Junta de Freguesia de Folgosa sempre considerou a educação como o principal fator de transformação na sociedade, pois acredita que a educação é a base para uma sociedade mais desenvolvida, justa, inclusiva e sustentável. Continuará a participar ativamente com a comunidade educativa, promovendo uma relação próxima com as escolas, suas coordenações e associações de pais.
A Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos, durante o seu discurso, felicitou todos os alunos distinguidos, a comunidade educativa presente e a Junta de Freguesia de Folgosa por mais uma vez reconhecer e distinguir os alunos da Escola Básica de Santa Cristina e do Centro Escolar de Folgosa. Referiu que a prioridade, enquanto autarcas e facilitadores do processo de aprendizagem e crescimento individual e socioemocional dos alunos, é promover projetos que humanizem a escola e as relações. Salientou também que “o afeto facilita o desenvolvimento pessoal e social das nossas crianças e jovens, das comunidades, criando um ambiente mais positivo para todos, fomentando a inclusão, o respeito mútuo e a tolerância entre as pessoas, estimulando o diálogo entre as pessoas, ajudando-as a entender e aceitar as diferenças dos outros”.
Posteriormente, o diretor do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia, professor Álvaro Bastos, e as representantes da Associação de Encarregados de Educação da Escola de Santa Cristina e do Centro Escolar de Folgosa também dirigiram algumas palavras aos alunos e a toda a comunidade escolar presente.
No encerramento da cerimónia, ficou a promessa de um novo encontro marcado para breve, onde serão atribuídos Votos de Louvor referentes ao ano letivo 2022/2023, com a expectativa de premiar mais alunos pelo seu bom desempenho escolar.