O jogador Nuno Santos, do Sporting, natural da freguesia do Castêlo da Maia, no concelho da Maia, foi nomeado para o Prémio Puskas da FIFA, devido ao seu remate de letra contra o Boavista. Esta distinção inclui uma seleção de onze golos marcantes de jogadores diferentes. Posteriormente, será eleita uma lista de três finalistas que serão destacados na Gala The Best.
Sobre o golo, a FIFA referiu: “O extremo português do Sporting executou uma rabona audaz com o pé esquerdo que apanhou a defesa e o guarda-redes desprevenidos, enviando a bola ao poste e posteriormente para o fundo da rede.”
O golo de Nuno Santos já havia sido reconhecido como o melhor da Liga na temporada anterior. Esta nomeação marca a primeira vez que um jogador do Sporting está na corrida para o Prémio Puskas. O futebol português teve outras presenças neste prémio, incluindo Nemanja Matic em 2013, Ricardo Quaresma em 2018 e Mehdi Taremi em 2021.
Cristiano Ronaldo, ícone do futebol português, foi nomeado duas vezes: em 2008, onde venceu o prémio com um golo pelo Manchester United, e em 2018, quando alcançou o segundo lugar com um golo de bicicleta pelo Real Madrid.
Álvaro Barreal (Argentina), Linda Caicedo (Equador), Julio Enciso (Paraguai), Seong-jin Kang (Coreia do Sul), Sam Kerr (Austrália), Brian Lozano (Uruguai), Guilherme Madruga (Brasil), Ivan Morante (Espanha), Askhat Tagybergen (Cazaquistão) e Beatriz Zaneratto (Brasil) são os outros candidatos, que estão na corrida pelo prémio.
Os vencedores são escolhidos através de votações no site da FIFA. A votação para este ano foi iniciada a 22 de setembro e continuará até 10 de outubro.