Os vouchers que a autarquia de Gaia entrega aos seus funcionários totalizam cerca de 100 mil euros, que vão diretamente para as empresas do concelho.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai celebrar o Natal de uma forma diferente. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, aproveitou uma reunião camarária para afirmar explicar em que moldes se celebrará o Natal no concelho.
Este ano não haverá Praça de Natal, roda gigante nem pista de gelo, mas, como ” sinal de esperança”, haverá um “camião parada” a percorrer todas as escolas do concelho com o Pai Natal para dar prendinhas às crianças. Uma ação que irá abranger 105 escolas básicas, num total de 15 mil alunos.
O autarca explicou que decidiu manter a iluminação “de forma a dar vida às ruas e ajudar os comerciantes”, num investimento de 340 mil euros, mas acrescentou que não divulgará a hora e o dia da inauguração das luzes “para evitar ajuntamentos”.
Também os habituais cabazes de Natal, que a Câmara entrega aos funcionários camarários, serão substituídos por “vouchers” no valor de 30€ para gastar no comércio local. Estes “vouchers” serão entregues a mais de dois milhares de funcionários, num total a rondar os 100 mil euros de investimento.
A redução das atividade de Natal vai deixar uma margem de 350 mil euros no orçamento para atividades que, segundo o autarca, será “integramente utilizado no apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)”. Além de apoio financeiro, a autarquia vai financiar os cabazes alimentares que serão distribuídos às famílias pelas IPSS.
“Ao dia de hoje há IPSS que estão com dificuldade em saber como vão pagar o subsídio de natal aos trabalhadores. O Município não vai virar as costas. Esperemos que a Segurança Social também não”, concluiu.
Porto quer isentar comércio de taxas municipais até final de 2021