A Galeria Sul do túnel de Águas Santas, na Maia, no sentido Porto-Amarante, reabriu esta quinta-feira, dia 3 de novembro, após obras, e contou com fluidez no trânsito.
Em declarações à agência Lusa, o presidente executivo da Brisa, Manuel Melo Ramos, adiantou que a reformulação dos túneis estará concluída até 31 de dezembro de 2022. “É a data estimada”, disse.
Esta quinta-feira, no sentido Amarante-Porto, agora com quatro faixas de rodagem, ainda que duas delas ainda estejam em intervenções, o movimento fez-se sem grandes problemas, embora com marcha reduzida devido aos contínuos trabalhos nas restantes vias.
A 5 de setembro, A Brisa tinha revelado que as obras no túnel de Águas Santas, na Maia, terminarão no final do mês de dezembro, enquanto que no nó de Ermesinde, em Valongo, as obras terminariam no final de outubro.
Acabadas as intervenções, o sublanço da A4 terá “quatro vias de circulação em cada sentido na plena via; quatro vias na galeria Norte em ambos os sentidos; duas vias de circulação na galeria Sul no sentido Porto/Ermesinde; duas vias de circulação na galeria Central no sentido Matosinhos/Ermesinde”.
Manuel Melo Ramos salientou que a empresa “investiu 43 milhões de euros na empreitada de alargamento da plena via no sublanço Ermesinde/Águas Santas”, classificando-a de “muito complexa”.
As obras de alargamento da A4 no sublanço Águas Santas — Ermesinde, que incluem a construção de um novo túnel, iniciaram-se 2015, contudo, estiveram paradas e retomaram em 2020.