Os preços da gasolina e do gasóleo deverão registar uma forte descida, com o gasóleo a cair 6,5 cêntimos por litro e a gasolina 7,5 cêntimos.
A partir da próxima segunda-feira, 14 de abril, os preços dos combustíveis em Portugal deverão sofrer uma descida significativa. De acordo com os dados divulgados pelo Automóvel Clube de Portugal, o gasóleo simples deverá ficar 6,5 cêntimos mais barato por litro, enquanto a gasolina simples 95 deverá registar uma redução de 7,5 cêntimos.
Na quinta-feira, 10 de abril, os preços médios praticados nas bombas, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), eram de 1,585 euros por litro no gasóleo simples e 1,744 euros por litro na gasolina simples 95. Com a anunciada descida, os valores deverão passar a rondar os 1,52 euros no gasóleo e os 1,669 euros na gasolina.
Esta descida está associada à forte queda dos preços dos contratos de referência do crude e dos produtos refinados no mercado internacional. A evolução negativa é influenciada pela intensificação da guerra comercial entre os Estados Unidos da América e a China, o que está a aumentar os receios de uma recessão económica global.
Apesar das previsões, os preços efetivos nas bombas podem variar consoante o posto de abastecimento, a localidade e o tipo de combustível utilizado, podendo diferir dos valores médios estimados pela DGEG.