Duvide do conteúdo alusivo ao covid-19 que receber por e-mail ou pelas redes socias. Pode estar a ser alvo de phishing.
Já ouviu falar de Phishing? Trata-se de um ataque, via internet, que tem como objetivo captar informações pessoas, dados bancários e contaminar o seu telefone ou computador com vírus.
A Guarda Nacional Republicana alertou para este “novo perigo” que se aproveita dos “receios da população sobre o vírus”.
Numa publicação partilhada nas redes socias, a GNR explica que são efetuadas campanhas de phishing (por email, mensagens ou por redes sociais) utilizando a credibilidade de entidades oficiais como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do setor da saúde. É partilhado conteúdo alusivo à pandemia orientando as pessoas a partilhar dados pessoais.
O termo “phishing” faz alusão à palavra em inglês “fishing” que significa “pesca”. Nesta “pesca”, o conteúdo enviado é um “isco” para captar a atenção das vítimas.
Para combater esta realidade, a GNR aconselha a que:
- Desconfie de todos os e-mails que receber;
- Evite aceder a links que estejam indicados num e-mail suspeito;
- Suspeite de qualquer e-mail ou mensagem de texto que faça referência a pedidos urgentes de cedência de informações sobre o vírus;
- Mantenha antivírus e firewall atualizados;
- Nunca envie informações pessoais ou financeiras por e-mail;
- Atualize regularmente a proteção do seu computador com software antivírus, anti-spyware, e programas de firewall.
Atenção a falsos rastreios para o novo vírus
A Junta de Freguesia de Fafe alertou os seus fregueses para a presença de um grupo de pessoas que “batem à porta das casas dos mais idosos”, afirmam que “andam a fazer rastreio à nova doença” e, a partir daí, “consumam o assalto dentro da residência”.
Neste sentido, apelamos também a que não abra a porta a pessoas que não conhece porque não existe nenhuma equipa a fazer este tipo de testes à população porta-a-porta.