O Subdestacamento Territorial da Maia da GNR foi reforçado com quatro novos militares, passando a contar com 44 efetivos. A unidade deverá ainda receber, nos próximos dias, uma nova viatura, como parte do compromisso de fortalecer a segurança no concelho.
O Subdestacamento Territorial da Maia da Guarda Nacional Republicana (GNR) recebeu, esta semana, um reforço de quatro militares, elevando o efetivo para um total de 44 elementos. O anúncio foi feito ao Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, durante uma reunião na sala D. Pedro IV, no dia 7 de janeiro, com o Comandante do Comando Territorial do Porto da GNR, Coronel Paulo Serra, o Comandante do Destacamento Territorial de Matosinhos, Capitão Luís Paulino, e o Comandante do Subdestacamento Territorial da Maia, Tenente André Figueiredo.
Segundo a autarquia, o encontro serviu para apresentar os novos responsáveis da GNR, em funções desde outubro de 2024, e reforçar a colaboração entre a autarquia e a GNR. Entre os assuntos discutidos estiveram questões de segurança no concelho e o compromisso da Câmara em resolver problemas de infraestrutura nas instalações do Subdestacamento, propriedade municipal, como infiltrações no edifício.
“A presença da GNR na Maia é de vital importância para nós. É o único Subdestacamento no Distrito do Porto e tentamos reforçá-lo sempre que possível”, destacou o Capitão Luís Paulino, que anunciou ainda a chegada de uma nova viatura para os próximos dias.
O Presidente da Câmara comprometeu-se a concluir as melhorias no edifício entre a primavera e o verão de 2025. “Só queremos que a GNR esteja bem e tenha boas condições para trabalhar”, afirmou António Silva Tiago.
O Coronel Paulo Serra, atual Comandante do Comando Territorial do Porto, chegou à região em maio de 2024, depois de dois anos em Timor como assessor do Comandante Geral da Polícia Nacional. Com uma extensa formação académica e experiência em várias unidades da GNR, é natural de Figueira de Castelo Rodrigo e desempenha funções na GNR desde 2001.
Já o Tenente André Figueiredo, novo Comandante do Subdestacamento da Maia, terminou a formação na Academia Militar em 2020 e passou por vários destacamentos territoriais antes de assumir o comando na Maia em outubro de 2024.