O Conselho de Ministros, numa decisão tomada esta quinta-feira, dia 9 de maio, aprovou um aumento imediato de 50 euros no Complemento Solidário para Idosos (CSI), medida que será aplicada já a partir de junho.
Na sua mais recente reunião, o Governo de Portugal, liderado pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro, aprovou um aumento de 50 euros mensais no Complemento Solidário para Idosos. Esta medida, que entrará em vigor no pagamento da prestação de junho, visa melhorar as condições de vida de cerca de 145 mil idosos que atualmente beneficiam deste apoio financeiro.
O Complemento Solidário para Idosos é uma prestação destinada a idosos com recursos económicos limitados, com o objetivo de assegurar um mínimo de dignidade na terceira idade. Com este aumento, o governo pretende não só reforçar o apoio aos idosos mais vulneráveis mas também ajustar o valor do complemento à atual situação económica e ao aumento do custo de vida.
Durante a apresentação da medida, o Primeiro-Ministro reafirmou o compromisso do seu governo em reforçar o apoio social durante a legislatura. Luís Montenegro anunciou ainda a intenção de elevar progressivamente o valor do CSI para 850 euros, como parte de um esforço mais amplo para combater a pobreza entre a população idosa em Portugal.